
Fala galera!!
Queria mesmo hoje falar sobre algo mais leve, dizendo que as bênçãos te alcançaram, que você foi “escolhido” pra vencer, que você é campeão, mas não é isso que Deus tem tratado comigo. Esse é um tema que a gente quase não houve mais, não espero ser o mais popular, sei que muitos nem leram até o final. Procuro escrever o que sinto e vivo, ou procuro viver, e missões tem berrado nos meus ouvidos. Pessoas tem mexido comigo, renúncia tem me impulsionado e amedrontado também mas não me acovardado, isso que eu escolhi viver é isso que eu quero pra minha vida.
Chega de conversa bora pro post...
"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á." Mateus 10. 38-39
Esse versículo me faz estremecer. De verdade, é um dos versículos que mais mexem comigo. Renúncia é uma escolha que precisa ser feita diariamente e que na troca você renúncia nada menos que a sua VIDA.
Paro e penso.
“Nossa Duda, renunciar sua vida? Mas você é tão nova, tem tanta vida pela frente, tanto pra errar, aprender e principalmente curtir. Vai perder sua vida? Curte primeiro boba!”
Elaiá, carne gritou.
Renúncia. Não é uma escolha fácil, não digo pra você que isso não vai doer. Renunciar é morte, morte pro seu EU, suas vontades. Mortes não são faceís.
Você já tentou fazer uma oração de renúncia e simplesmente não consegui? As palavras simplesmente não saiam, ficavam entaladas, não saiam. Lágrimas nessas horas sempre correm, parece o coração achando um jeito de falar de alguma forma. Até essa oração sair e você começar a vivê-la existe um processo de tratamento intensivo diário, a base de confiança que você só encontra em Deus.
Nesse processo Deus nos chama para uma intimidade muito maior, profunda, onde ele mostra que apenas algumas horas do seu dia, semana não são mais suficientes que o campo precisa ser ampliado, sua vida por completa precisa entrar em sacrifício.
Ele te mostra sonhos maiores, esplêndidos, a tão sonhada “vida diferente a tudo que se vê” e você juntamente vislumbra que a renúncia vai ser maior, a cruz mais pesada, sua zona de conforto provavelmente vai ser totalmente destruída e sua vida totalmente entregue. Neste processo Ele mostra que o foco não é em você é em Cristo, e o foco de Cristo é salvação, é almas.
Quer ser um missionário agora?
Você já parou pra pensar que seu colega de escola, faculdade, trabalho é um campo missionário? Seus vizinhos? Parentes? Ou mesmo aquele irmão que senta do teu lado no culto e às vezes tá precisando só de atenção, de alguém que o lembre de que a volta de Cristo, a sua promessa ainda está viva?
Já parou pra pensar que o jeito que você leva a sua vida, pode fazer mais efeito evangelísticamente do que um panfleto ou horas de sermões e pauladas bíblicas?
Ouço por vezes nitidamente - tá vendo essa pessoa do seu lado? Ela pode morrer hoje sem salvação e você não fez nada, não tem feito nada. - O grito dos sedentos tem me angustiado, o Espírito Santo tem me cobrado, e eu muitas vezes confesso que me pego torcendo pra que essa voz contraia uma laringite e sufoque esse clamor. Misericórdia Pai. O medo da renúncia, do chamado ecoam.
Qual o seu chamado?
Li uma vez que se você acha que seu chamado é pregar em púlpito de grandes congressos, ir a multidões, grandes plateias você tem que rever se é mesmo Deus que te chama a isso ou seu Ego que grita por reconhecimento se camuflando numa imagem de devoção a Cristo.
Muitas vezes o chamado de Deus é pra irmos viver no deserto, comendo mel silvestre e gafanhoto, pregando "Arrependei-vos, pois está perto o Reino de Deus". Um chamado para trabalhar atrás das cortinas, sem reconhecimento humano. Ai você pode dizer “mas Deus me chamou por cauda e não por cabeça”. Ahh crente! Você se acha mesmo mais digno que Cristo? Ele um homem santo, puro, sem pecados teve sua vida longe das atenções durante 30 anos, seu ministério durou apenas 3 anos e mesmo assim ele não foi pregar nos grandes templos, sinédrio ele foi pregar em praças, desertos no meio de doentes, prostitutas, cobradores de impostos, gente tida como indigna e pecadora. Ele foi rejeitado e desprezado por todos, ele sofreu sofrimentos sem fim. E você quer chamado de reconhecimento, fama?
“Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês.
Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” Mateus 20:26-28
O que preocupa Cristo não é quantos amigos você tem, se você vai de carro ou a pé pra igreja, se você canta, prega, dança com ou sem técnica, de verdade não é o seu bem estar terreno que preocupa Cristo é o quanto você ama almas, o quanto você está disposto a se entregar pelo evangelho.
ASSISTAM!!
Trechos que me chamaram atenção...
"Você acha que o meu chamado é ser cantora evangélica? Se seu chamado é só esse desisti, vai fazer música secular. Você tem que ter um desespero dentro de você, uma inquietação pelas almas. Você tem que respirar salvação. E como faz agora? vou fazer musica para ter salvação? E agora fazer teatro para ter salvação? Então vamos ter esse desespero para ter salvação."
"[...] a sua linguagem missiológica eficaz é a linguagem da unidade, do desespero pela salvação. A linguagem de não ter sua vida por preciosa, mas o evangelho por precioso. A sua linguagem correta é a que Deus quiser usar, não existe uma fórmula, não existe um jargão.. existe uma paixão avassaladora, desesperadora que te consome de dentro pra fora de fora pra dentro e te faz semelhante a Cristo."
"[...] O que é estar livre? O que é estar vivo pra você?
Estar livre é vim num culto como esse e levantar as mãos? Pouca a sua liberdade.
Estar vivo pra você é ter uma camisa evangélica escrita Jesus? Pouca essa sua vida.
Estar vivo, estar livre, estar ungido é viver pro outro.
O teu chamado, é pro outro."
Deus te chama para as almas. Cultive pessoas.
Isso tudo valerá a pena???
“Aí Pedro disse: Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também PERSEGUIÇÕES. E no futuro receberá a vida eterna.” Marcos 10:29
"O mundo tá cansado de gente altiva, o mundo tá cansado de gente aparentemente santa, de gente que se veste como crente, fala como crente, compra CDs de crente, mas na hora de conversar olho no olho tá em cima de um altar de santidade..."
P.S¹: Esses vídeos fazem parte de uma série de uma pregação da Pr. Fernanda Brum na Conferência "Desperta Igreja" na Igreja Batista da Lagoinha, vale a pena conferir todos os vídeos.
P.S²: Parabéns por você ter lido até o final, que Deus tenha falado com você tanto ou até mais que falou comigo. Vamos viver isso?
P.S³: Semana que vem venho mais light... ou não, seja como Deus quiser.