Introdução
"Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor" (Ecles. 10:1).O que eu entendo primeiro desse versículo, é que nós exalamos cheiro, e parece que o próprio Deus gosta de perfume. Na bíblia há várias citações de “perfume”.
Um bom exemplo seria o Perfume de alegria:
“Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial”. Pv 27.9Ou você pode ler também em Gn 8:21:
“O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: Nunca mais amaldiçoarei a terra...”

Com essa conclusão, tiramos que, Deus quer de nós um perfume agradável, sabemos disso agora, mas e o que a mosca tem com isso tudo?
A passagem de Eclesiastes diz que o perrfumista está lá, com um recipiente grande de perfume. Caiu uma mosca, uma pequena mosca, na sua bacia, na panela de perfume, mas ele não viu. O homem descuidou e a mosca caiu, apodreceu – a pequena mosca estragou toda a panela de perfume!
Interessante a Bíblia ter registrado isto: uma coisa tão pequena cai em algo grande, maior, e acaba todo o bom cheiro (na realidade, a decomposição da mosca, faz com que o perfume perca efeito). O que mais me chama atenção, é o que está por trás do texto: O pequeno, estraga o grande. O menor, acaba com o maior. O desagradável extingue o agradável. É o problema da mosca no perfume.
Eu fico me perguntando em quantas famílias que são seriamente prejudicadas, por uma pequenina mosca, que tem caído no recipiente de seu perfume. Quantas vidas também, estão arruinadas, porque uma pequena mosca pousou sobre seu jarro de perfume e acabou com ele para sempre.
Tome cuidado com o poder das pequenas coisas que não prestam.
Existe Pecado, Pecadinho ou pecadão?
Quem é que dá atenção à uma mosca morta?
Eis aí uma pergunta que todo mundo faz e tem a mesma resposta: Não.
Não ha diferença para Deus se um pecado é esse ou aquele, mas vejo que para nós há uma diferença enorme.
Sabe, não existe pecadinho e pecadão, tudo é pecado da mesma forma, mas tratamos as situações como se elas fossem grandes ou pequenas. E o que é uma mosca para você? Uma mosca significa coisas sem importância, que de tão pequenas você acaba deixando passar ou nem se apercebendo a isso. E muitas vezes são estas moscas que nos distanciam de Deus.
É aquela amargura que pode estar te afetando no seu ministério. Foi você ter dito uma coisa errada na hora errada. A pessoa tem uma vida pautada na presença de Deus por anos, mas por vezes, cinco minutos de tolice, só cinco minutos de tolice, são suficientes para arruinar a sua vida para sempre.
Minha tia educou meu primo por vinte anos na igreja, e cinco minutos de conversa fiada com o cara da faculdade que bebia demais, pôs abaixo os vinte anos de educação.
E as meninas de hoje em dia, as vezes adolescentes, que a mãe ensina á dezoito anos, e cinco minutos de conversa com um sujeito malandro, atôa, pode jogar tudo o que é sonho fora.
Como é que um pouquinho, uma mosquinha só de tolice, de insensatez, pode arruinar uma vida inteira de dignidade? Como um pecadinho faz isso tudo?
Quantos casamento não foram destruídos por cinco minutos de tolice? Quanto moços e quanta moças não se arrependeram para o resto da sua vida, depois de cinco minutos de insensatez, de tolice? Quanto perfume jogado fora, por causa de uma pequena mosca?
Tome cuidado com as pequuenas coisas. Providencie a extinção delas com o inseticida espiritual que é a presença do Espírito Santo.
Pela graça
Lidiane Oliveira
Eu ouvi essa pregação na igreja da Lidi e confesso que me incomodou ..falou profundamente comigo. Eu conheço as minhas moscas somos todos seres humanos temos nossas dificuldades de todos realmente estamos atrás da santidade mas enquanto tratarmos a nossa mosca como uma simples mosca estaremos sempre em perigo. Cuidado com a mosca Jovem ..rs!
ResponderExcluir