Musica, Louvor e Adoração

Olá Galera, tudo certinho? Comigo tá tudo ótimo, só estou na correria agora, trabalho novo, curso e outras coisinhas ocupando o meu tempo, mas é claro que não vou abandonar o OPM nunca.

Mas antes vou dar uma boa notícia, até o fim da semana vocês serão informados sobre a Promoção que teremos aqui no OPM, fiquem de olho no twitter @OlheParaoMapa e se liguem na página do Facebook e se prepare para receber um presentão do Olhe Para o Mapa.


Vamos falar de musica, louvor mas principalmente de adoração...


Você conhece a música, com certeza ela faz parte da sua vida. Uma pergunta que eu sempre faço para os meus alunos no primeiro dia de aula: O que é musica para você?
Música nada mais é do que a arte de combinar os sons.
A partir de que momento a musica passa a ser uma forma de louvor e adoração? Podemos louvar a Deus de qualquer forma? Porque alguns ritmos são meio que esquecidos no louvor? Como praticamos a adoração diária?
Já que falamos um pouco sobre a música, vamos para definição de louvor, o que é louvar para você?
Diferente da música o louvor é uma expressão de gratidão a Deus. Segue a definição do dicionário online de português:
Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia.
Adoração... No dicionário encontramos três definições para adoração:
1. o ato de adorar, especialmente reverentemente;
2. considerar com grande temor e devoção;
3. sentir um amor profundamente dedicado.

Podemos afirmar que se falando de música o louvor esta ligado diretamente a adoração.
Nesse contexto de música adoração e louvor, a música é muito usada como forma de louvor e adoração ao nosso Deus. A música em si tem um poder muito grande; ela pode nos deixar: alegres, tristes, animados, desanimados... A música tem esse poder de mexer com as nossas emoções. Por isso que, em minha opinião, usamos a música, por ela mexer tanto assim com as emoções.
O partir de que momento a música passa a ser um louvor de adoração a Deus? Nem sempre as chamadas músicas evangélicas são uma forma de adoração, existem cantores em nosso meio que gravam simplesmente para ganhar dinheiro. Há alguns anos eu ouvi um grande nome do Rock/Gospel dizer que ele não era evangélico, ele simplesmente gravava para ganhar dinheiro (nada contra o Rock/Gospel sou fã de muitas bandas). A música dessa determinada banda não era gravada como uma forma de adoração a Deus, mas partir do momento que nós cantamos aquela mesma música com um coração sincero perante o Senhor essa música passa a ser um ato de louvor e adoração. Um louvor sincero sobe como cheio suave as narinas de Deus.
Podemos louvar a Deus de qualquer forma? Um tópico muito importante. Quantas vezes alguém recebe oportunidade pra cantar na igreja e diz: “Irmãos eu não me preparei mais como é para Deus eu vou cantar.” Quando ouço isso tenho vontade de responder: “Irmão(a) já que o(a) Senhor (a) não se preparou como é para Deus não cante!” Para Deus temos que oferecer nossas primícias, o nosso melhor. Isso é bem retratado na bíblia em Genesis 4:1-5, Deus desprezou a oferta de Caim porque não era o melhor que ele podia oferecer. Entregue a ele o seu melhor!


Ritmos... Gosto dessa parte.
Muitas vezes não usamos determinados ritmos por não conhecermos verdadeiramente o sentido da adoração. Somos bem orientados no livro dos salmos:
Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com canto. SL 100:2
Cantai ao Senhor um cântico novo, tocai bem e com jubilo. SL 33:3


Poderia citar muitos salmos sobre louvor e adoração a Deus aqui. Vamos seguir, em minha opinião, todos os ritmos existentes podemos usar para louvar a Deus, desde que nosso coração esteja voltado para Ele e o louvor entoado seja para Ele. Assim como devemos amá-lo devemos adorá-lo; de todo nosso coração, de tudo nossa força e de todo nosso entendimento. Eu acredito um louvor sincero até mesmo um funk (nada contra) pode ser recebido por Deus como um louvor sincero. Como ouvi certa vez no Aperte o Play à festa: “Um homem de tatuagem e calça frouxa pode ser cheio do Espírito Santo.” Não é sua aparência que vai levá-lo para o céu, mais seu coração sincero diante do Pai. Mais claro que com os ritmos temos um porem... Como citei acima, o funk. O funk ele é um ritmo muito perigoso por ser muito sensual, eu posso estar adorando a Deus com esse ritmo mais será que as outras pessoas serão levadas a atmosfera da adoração? Como citei antes a música mexe com nossos sentimentos eu posso me condicionar a adorar de coração com determinado ritmo, mais será que meu colega ao lado que está ouvindo pela primeira vez será levado à mesma atmosfera que eu? Esse é um caso para se pensar.


Para encerrar, a nossa adoração diária deve ser feita a partir do momento em que acordamos até a hora que vamos dormir. Estamos adorando no modo de se vestir, de falar, de tratar as pessoas, de ver o mundo, qualquer coisa que fazemos pode ser um ato de adoração ou desprezo para com Deus. Se você se preocupar com qualquer um dos casos que citei aqui de adoração fale com ele, pergunte a ele se os seus atos estão bendizendo o nome Dele, ele com certeza quer falar com você mais ainda ele que você ouça o que ele tem para lhe dizer. Abra seu coração que certamente ele tem muito para te falar.

Então é isso galera, eu espero que abençoe vidas. Quero aproveitar para dar os parabéns para a galera que tornou esse blog possível, ele com certeza será canal de bênçãos para muitas vidas. 

Fiquem com Deus e até a próxima!

Adryel  Almeida

1 comentários:

  1. Olá galera... esse blog é incrível!! Tenho aprendido mais de Deus com vocês.=)
    Deus abençoe cada colunista, cada pessoa que direta ou indiretamente ajuda para que tantas vidas sejam levadas ao Pai. Graça e paz!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2025/ OPM TESTE

Template by : Urangkurai / powered by :blogger