Continue andando sobre as águas

Blogando Parábolas de Jesus
Matheus 14.24-32



Eram entre 3 e 6 horas da manhã. O barco estava longe, á uns duzentos metros da terra. Estava frio, o vento fazia com que o barco ficasse açoitado pelas ondas. Os discípulos continuavam ali, no meio do mar da Galiéia, como o seu mestre haviam mandado. A cada minuto que se passava mais preocupados ficavam. Pedro não sabia o que fazer. Jesus tinha dito para irem para o outro lado no barco, Mesmo receoso e com medo, Pedro pensara que iria ocorrer tudo bem, afinal era o mestre, mas grande foi o seu engano! Jesus mandou-os para o meio de uma grande e medonha tempestade! "Será que Jesus tinha se enganado?" pensou Pedro consigo.

Olhou mais uma vez para o horizonte. As nuvens negras encobriam o ceu, nada podia ser visto claramente. Pela chuva seus olhos estavam embaçados. Um som atras de si chamou sua atenção. Virou-se para ver seus outros irmãos olharem assustados para um ponto na escuridão. Um grande relampago surgiu entao, e iluminou temporariamente o local e o seu coração perdeu uma batida. O susto arrepiou-o, de repente sentia-se como um bloco de gelo. O medo infligiu-o de tal maneira que não conseguia esconder o espanto! Havia uma figura no meio do mar! Algo com pernas e braços, pernas que andavam sobre o mar!! O que era isso?

- É um fantasma!! - alguém gritou. Então uma voz conhecida surgiu, em meio a trovoadas.



- Tende bom animo, sou eu, não temais.

Em duvida, PEdro respondeu. - Se é tu mesmo, me manda chegar até você por cima das águas.



- Vem. - lhe disse.


Pedro avistou o oceano tempestuoso a volta e depois olhou-o. "Será que perecerei?"

Mesmo diante das duvidas, uma chama nasceu ali. Este era o mesmo Jesus que alimentou mais de 5 mil pessoas esta mesma tarde com cinco pães e dois peixinhos. O mesmo Jesus que se batizou aqui, no mar da galiléia, por João Batista. Ele que fizera milagres sem procedencia poderia faze-lo andar por sobre as aguas?

Jesus levantou os braços a espera dele e sem pensar em mais nada, Pedro largou as cordas que nem lembrava estar segurando, soltou o ar pelos pulmões e então pulou na proa do barco.

Um outro sentimento de espanto surgiu, quando pôs os pés sobre a água e era como se tivesse solidas sob os pes. Como isso era possivel? Arriscou mover o pé direito a frente e tudo continuava igual. Olhou para frente e Jesus ainda continuava de braços erguidos para si. Arriscou novamente, e de novo, até que olhou para trás e viu que já estava longe do barco. Uma onda gigante vinha por trás dos discípulos, os olhos de Pedro se esbugalharam-se em pratos. Um sentimento tão intenso e quase físico passou por ele na mesma velocidade do relâmpago. "Vamos naufragar! - pensou PEdro alarmado- Vamos naufragar! O que vou fazer? Estou muito longe do barco para voltar e Jesus está mais alguns passos a frente, estou no meio do caminho e não consigo mais pensar em nada que não seja o medo que me abate diante de tamanha dificuldade!"

E então Pedro sentiu que os pés afundavam, o que era solido começa a tornar-se mole e água cobre seus pés. Sentindo-a sobressair até quase os joelhos, Pedro olhou para Jesus e gritou: - Senhor, salva-me!



Ele viu Jesus descer os braços que antes estavam erguidos a sua espera, os olhos se abaixaram e Ele começou a caminhar para si. Estendeu-o a mão e segurou-o. O que Jesus lhe disse a seguir jamais esqueceria.

- Homem de pouca fé. Porque duvidas-te?

Sentindo seu corpo ser levado de volta para cima, ambos voltavam para o barco. Jesus olhou para o horizonte que há pouco tempo olhara e de repente o vento que o açoitava e agredia-o acabou. De repente todo a dificuldade que o aflingia cessou assim que Jesus entrou no barco.



Continue andando sobre as águas

Em Mateus 14:22,36 lemos que o Senhor tinha dito aos seus discípulos para irem para o outro lado do lago no seu barco. Naturalmente pensavam que, como o Senhor lhes tinha dito isso, tudo deveria correr às mil maravilhas! Mas foi precisamente o contrário!

Pedro cometeu um erro: gastou muito tempo olhando a tempestade.Ele ficou amedrontado. Dúvida e descrença o assediaram, e ele começou a afundar. Ele gritou para que Jesus o salvasse, e Jesus o salvou. Mas observe que a tempestade cessou assim que Pedro voltou para o barco!

Lendo Romanos 4.18-21 percebi que quando Abraão não vacilou, é claro que ele considerou sua situação impossível, afinal Abraão conhecia as condições, mas, diferente de Pedro, não creio que ele pensava ou falava nisso o tempo todo. Podemos estar conscientes das nossas circunstâncias e, ainda assim, propositadamente, manter nossa mente em alguma coisa que aumentará e edificará a nossa fé. 


Sabe, quando pensamentos negativos e destrutivos tentam invadir você, faça o seguinte: Pare e respire, pense em outra coisa, mantenha sua mente em qualquer coisa menos no problema. Quando tive um problema sentimental, onde me senti sozinha e desamparada, a ultima coisa que eu queria é ter lembranças do passado que podiam ser dolorosas no presente. Era uma guerra se desenrolando na minha mente, era um campo de batalha. Eu fazia de tudo para não pensar na dor, trabalhava mais, saia mais, ia em todos os cultos não só da minha igreja como também os cultos especiais de sábados. Eu me distraia, saia com amigos, e assim eu tento manter minha mente em alguma coisa que vai me fazer bem e vai edificar minha fé. Quando os pensamentos maus o atacarem, mantenha-se ocupado, ligue-se a Deus.



É por isso que Abraão se manteve ocupado louvando e glorificando a Deus. Glorificamos a Deus quando continuamos a fazer o que sabemos que é certo, mesmo em circunstâncias adversas, mesmo com medo, dúvidas, confuso, depressão, raiva e sentimentos de condenação. Quando a tempestade vier em sua vida, bata os pés, levante o rosto e determine, mesmo sem muita força e com medo, resolva pular para fora do barco! É provavel que a tempestade cesse assim que Jesus entrar no seu barco.




O diabo traz tempestades em sua vida para intimidá-lo. Durante uma tempestade, nenhuma hesitação é permitida! Continue andando sobre as águas!






Pela graça,
Lidiane Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2025/ OPM TESTE

Template by : Urangkurai / powered by :blogger