Dançar é pecado?


É pecado dançar? Um cristão pode dançar?

Por quê, segundo algumas igrejas, dançar é pecado?
Danca, o que a Biblia diz? podem os cristaos dancar?
Onde está escrito isso?





Sua dúvida é se o crente pode dançar ou não. Antes é preciso saber o que é um crente. Será que é alguém que se filia a uma denominação evangélica, põe uma Bíblia debaixo do braço e uma gravata no pescoço, ou, se for mulher, não corta o cabelo e não raspa a perna? Algumas pessoas pensam que ser crente é adotar tais costumes, (isso é maior ignorancia... na boa, meu irmão).

Algumas pessoas, quando perguntam se é pecado dançar, querem um trecho bíblico que explicitamente condena todo tipo de dança. Para tais pessoas digo uma unica coisa: tá buscando um versículo em vão que não existe! Vamos ver o que a Bíblia diz sobre danças, e como julgar pela palavra de Deus as danças modernas.

Danças na Bíblia, como nos dias de hoje, não são todas iguais. Podemos ver, pelo menos, dois tipos de danças na Bíblia:

Muitas danças foram uma expressão de alegria e de regozijo, até em louvor e celebração diante de Deus (2 Samuel 6:14-16; Salmo 150:4; Jeremias 31:4,13; Lamentações 5:15; Mateus 11:17; Lucas 15:25). Em algumas das citações do Antigo Testamento, parece que as mulheres dançavam separadas dos homens (Êxodo 15:20; Juízes 21:21-23; 1 Samuel 18:6).

Mas outras danças tinham um aspecto sensual, com intenção de agradar os homens. A filha de Herodias dançou de uma maneira que agradou aos homens na festa do rei, levando este líder a fazer uma promessa sem noção (Marcos 6:21-28).

Nos dias de hoje, como cristãos podemos dançar?

Da mesma maneira que encontramos danças diferentes na Bíblia, podemos ver danças hoje com propósitos e estilos diferentes. Condenar toda e qualquer atividade chamada de “dança” seria uma postura até ignorante em termos bíblicos. A verdade é que não devemos fazer as nossas próprias leis em relação à vontade de Deus (Mateus 15:9).

Mas dentro da palavra de Deus, o que podemos observar?

Primeiro, devemos notar que danças não fazem parte da adoração ordenada por Deus no Novo Testamento. Como muitas outras expressões físicas de louvor (sacrifícios de animais, incenso, bater palmas, instrumentos musicais), danças de louvor pertencem à Antiga e não à Nova Aliança.

Segundo, principalmente você jovem, vamos ser sinceros... temos que admitir que a grande maioria das danças praticadas hoje tem um elemento sensual, tipo FUNK. A não ser um homem dançando com a sua própria mulher num lugar privativo, MARIDO e MULHER (deixar bem claro) a prática quase sempre envolve conduta, contato e pensamentos impróprios. Seja pelo toque íntimo do casal ou pelo movimento que destaca a sensualidade do corpo, o efeito da **maioria** (quer dizer que tem minorias) das danças é incitar pensamentos impuros.

O servo de Deus faz morrer a impureza, a paixão lasciva e os desejos malignos (Colossenses 3:5). Seu compromisso com Deus o mantém longe de danças e outras atividades que provocam desejos e pensamentos errados.

Agora vamos ao respaldo biblico:
Descontradizendo um pouquinho rs

Ex 32:19-21 - E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte, e tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas e deu-o a beber aos filhos de Israel. E Moisés disse a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?

O pecado aqui não foi a dança em si, mas sim a razão da dança que era um ato de festejar o bezerro de ouro. Se a dança fosse em louvor a Deus, seria outra situação. Moises se irou porque Israel dançava em adoração ao bezerro.

A Bíblia do Cético pega uma situação visivelmente idólatra e a usa para todas as situações. Moisés condenou a dança prestada em idolatria ao bezerro e não a arte de dançar.

Mt 14:6-8 - Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele e agradou a Herodes, pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse. E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista.

Voltando ao exemplo que dei mais acima... Onde diz aqui que é pecado dançar? O que tem a ver a dança com o desejo de Herodias em matar João Batista? Reparem que a dança veio antes da promessa de Herodes para com a filha de Herodias. Ela dançou sem imaginar que Herodes iria prometer algo à elas, pois ele só o fez porque se agradou da dança. O texto não nos traz a seguinte informação: "Herodes diz a filha de Herodias: Dançe para mim. Se eu gostar da dança, prometo-lhe tudo o que quiser." Se fosse desta forma, aí poderíamos dizer que a dança serviu de propósito para o assassinato.


Fiz uma busca eletrônica e encontrei citações como:

“Os justos, pelo contrário, alegram-se, exultam na presença de Deus e dançam de alegria”, Salmos 68:3.

“Louvem o seu nome com danças, toquem para Ele cítara e tambor!”, Salmos 149:4.
E enquanto dançam, cantarão: ‘Em ti se encontram todas as minhas fontes’”, Salmo 87:7.

Então a jovem dançará com alegria, os velhos e os jovens alegrar-se-ão. Mudarei o seu luto em alegria, vou consolá-los e torná-los felizes, sem aflições”, Jeremias 31:13.

Javé, teu Deus, o valente libertador, está no meio de ti. Por tua causa, Ele está contente e alegre e renova o seu amor por ti; está dançando de alegria por tua causa”, Sofonias 3:17.


Ficou claro, irmãos?
Dançar não é pecado. É pecado dançar por qualquer outro motivo que não seja adorar á Deus!


Pela graça,

1 comentários:

  1. Amei esse post uma das minhas paixões é a Dança!
    Nunca pensei em justificar na bíblia essa paixão!
    Muito obrigada, foi muito esclarecedor!

    ResponderExcluir

Copyright © 2025/ OPM TESTE

Template by : Urangkurai / powered by :blogger